Aquilo que a ativista ambiental Joanna Macy chama de Sociedade do Crescimento Industrial, forma de vida dominante nos últimos séculos e certamente também no nosso tempo, está levando o planeta e a nós mesmos à exaustão. Uma das características dessa sociedade é a percepção de que seres humanos existem de maneira desconectada do restante do planeta, e uma tendência acentuada do individualismo dos nossos tempos é que nos desconectemos também uns dos outros e também de nossos corpos e de nossas aspirações mais profundas.
Nossa convidada está remando na direção oposta, na direção da Grande Virada. O nome dela é Polliana Zocche. Doutora em Ecologia pela Unicamp, caseira d’o lugar e facilitadora do Trabalho Que Reconecta, ela promove a visão de que precisamos nos reconectar com tudo isto que perdemos de vista, inclusive com o sofrimento que estamos causando ao planeta e que nosso modo de vida nos causa, na forma de depressões, isolamento, falta de sentido. Dentre as formas pelas quais podemos fazer isto, a Polli falou sobre a importância de nos oferecermos aos outros, de ouvirmos o sofrimento como forma de superar a apatia, de reconhecermos a sabedoria disponível nas tradições dos povos da Terra.
Se você se escutar agora mesmo, vai reconhecer – se já não reconheceu – que tem também em você as sementes que anseiam por (re)conexão. Dê o play e ‘bora juntar as forças.
…….
Quer apoiar o Coemergência? Estamos no Apoia.se
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
Episódio Incrível! Me conectei muito com o tema. Obrigado!
Qual a música que aparece de fundo no final em 1:05:50? Foi maravilhosa pra fechar a fala dela.