#21 Relacionamentos: como não sofrer (tanto) (com Fred Mattos)

Quando pensamos em relacionamentos, uma coleção de certezas e regras nos acompanham. A gente quer nomear sentimentos, classificar processos, explicar por que alguns tipos de relacionamento dão certo e outros não. Temos várias teorias. Ainda mais depois de sair de um relacionamento, aí temos certeza que aprendemos e entendemos tudo que é bom e ruim, o que dá certo e o que dá errado.

Só que não, né? Porque de repente, quando menos esperamos, já estamos enfiados em outra relação e surgem questões, dores e dificuldades que nem imaginávamos ter ou pensávamos ingenuamente ter superado. Estamos novamente imersos em confusões.

Às vezes a teoria de como as coisas funcionam é relativamente simples. Mas imersos em causas e condições nos perdemos, sofremos e fazemos outros seres sofrer.

Convidamos o psicólogo Fred Mattos para falar sobre formas de se relacionar com mais lucidez e pra nos ajudar com as muitas dúvidas que carregamos sobre esse tema.

A fala do Fred foi provocativa, mas afável. De forma muito ponderada, ele abordou questões que vão lá no fundo de nós e fazem a gente se perguntar: com quem nos relacionamos quando estamos nos relacionando? Nos relacionamos com “o outro”? Com nós mesmos? Nos relacionamos com a realidade?

Talvez as respostas não sejam tão simples. Porém, olhar pra essas questões pode ser uma oportunidade de pararmos um pouco de querer soluções e conclusões fáceis e aceitarmos o não saber como algo que faça brotar em nós a curiosidade e o prazer de investigar.

Fred é um psicólogo super conectado nas plataformas digitais. É possível encontra-lo no site Sobre a Vida, no YoutubeInstagram, FacebookFredFlix.

…….

Quer apoiar o Coemergência? Estamos no Apoia.se 😉

Junte-se à discussão