Neste episódio do Coemergência, tivemos a alegria de receber o Henrique Lemes, antropólogo de formação, tutor do CEBB e aluno do Lama Padma Samten, para falar sobre o que é autonomia de energia – a capacidade de manter a serenidade em meio ao movimento da vida.
O próprio Henrique fez alguns retiros longos em sua trajetória, mas toda a sua fala segue na direção de desmistificar e quebrar expectativas sobre o caminho de transformação da mente. Em vez de sonhar com condições ideais, ele refletiu sobre como os obstáculos cotidianos são uma grande oportunidade de crescimento e aprendizado.
Um dos referenciais que ele empregou na conversa com a gente foi o dos cinco elementos – terra, água, fogo, ar e espaço, que são formas de falar sobre as qualidades de estabilidade, fluidez, calor, mobilidade, acolhidos pela própria espaciosidade da mente. Em uma cultura muito apegada à discursividade, eles fornecem uma forma mais direta de contemplar as circunstâncias da vida. Ele nos explicou que aprender a equilibrar estes elementos de forma autônoma passa por abandonar os joguinhos e fixações usuais por meio dos quais tentamos manipulá-los. Mas isto não significa abandonar os locais e relações onde vivemos: é uma questão de gerar lucidez quanto a eles.
Mesmo que você já tenha alguma autonomia de energia, vale a pena ouvir o Henrique e aprofundar um pouco mais. Mas se você, como nós, ainda não tem, então dê o play e venha se alegrar artificialmente com a gente!
…….
Quer apoiar o Coemergência? Estamos no Apoia.se
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
Que podcast…. ❤️
Percepções que nos conduzem harmoniosamente para esse lugar de compaixão. Agradecida Henrique e tchurminha da lavanderia mais acolhedora do momento.