O Coemergência #63 discute o tema da transformação social: como ela tem sido produzida coletivamente ao redor do mundo, por quem, com que tipo de visão e enfrentando quais tipos de obstáculos? Para discuti-lo, contamos com o conhecimento e a simpatia do querido Andreas Hernandez.
Andreas Hernandez é – bom, ele é muita coisa. Já no começo da conversa, ele conta alguns episódios de uma biografia absolutamente cheia de plot twists. Se você não se interessa pelo tema, mas curte narrativas de ação, vale a pena ouvir no mínimo essa parte! Mas se você também valoriza reflexões muito ricas e articuladas e deseja atuar, ou seguir atuando, na montagem peça a peça da mandala de um novo mundo, esse episódio é para você. O Andreas tem se debruçado sobre o tema ao longo de sua carreira, que inclui um doutorado em Sociologia do Desenvolvimento pela Cornell University e, atualmente, a atuação como professor de Estudos de Sustentabilidade na University of New Mexico, nos Estados Unidos, com diversos artigos e filmes pelo caminho.
Algumas de suas pesquisas, especialmente sobre agroecologia, envolvem o Brasil. Elas podem ser vistas, por exemplo, no filme Soil, Struggle and Justice: Agroecology in the Brazilian Landless Movement (Solo, Luta e Justiça: Agroecologia no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A importância da terra e da atuação coletiva são alguns dos pontos em comum entre o filme e a conversa que você vai ouvir em breve.
Em linhas gerais, o Andreas parece enfatizar bastante a importância das visões de mundo. Mas não é uma concepção desencarnada de visão, e sim uma que surge de seres incorporados, atuando coletivamente, interdependentes com a terra com T minúsculo e a Terra com T maiúsculo. Ele também traz muitos exemplos concretos, o que é excelente para ampliar nosso senso do que é possível e do que pode ser adaptado criativamente em novas circunstâncias.
Caso você veja valor no nosso trabalho aqui no Coemergência e queira apoiá-lo, estamos em apoia.se/coemergencia. Outra forma de apoiar é divulgando pras pessoas no boca-a-boca, pra que possamos depender um pouco menos dos algoritmos. No nosso site, você pode cadastrar o seu e-mail para receber nossa newsletter e ter acesso mais direto às nossas atividades: programas, rodas, cursos, etc.
É isso! Esperamos que gostem do programa tanto quanto gostamos de gravá-lo e que ele te inspire a agir mais e melhor no sentido daquilo que você considera mais benéfico!
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS