Seres de todos os reinos, na nova edição do Coemergência, conversamos com Luciano Lobato, psicólogo clínico e mestre em psicologia que, de uns meses pra cá, vem chamando a atenção utilizando seu canal no Instagram como ferramenta de conscientização e “desorientação”, segundo suas próprias palavras.
Seu nome completo, Luciano Ernesto Lobato, ajuda a localizar suas raízes. O pai, socialista, veio do Chile na época do golpe do Pinochet. “Luciano” foi um amigo dele que morreu na resistência e “Ernesto” vem…sim, Che Guevara. Hoje, ele integra um grupo autogerido de terapeutas e traz em suas reflexões a noção de uma saúde mental politizada.
Entre os temas que nos chamaram a atenção para que essa conversa acontecesse, estão principalmente as suas ideias buscando desconstruir a ideia de doença mental como algo existente por si só. Como você sabe, aqui no Coemergência também nos interessamos por apontar a ausência de existência inerente dos fenômenos, e achamos que esse é um debate importante para o nosso tempo.
Caso você veja valor no nosso trabalho aqui no Coemergência e queira apoiá-lo, estamos em apoia.se/coemergencia. Outra forma de apoiar é divulgando pras pessoas no boca-a-boca, pra que possamos depender um pouco menos dos algoritmos. No nosso site, você pode cadastrar o seu e-mail para receber nossa newsletter e ter um acesso mais direto às nossas atividades: programas, rodas, cursos, etc.
Bom programa!
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS