#45 Nutrição comportamental e autocuidado (com Mariana Baldani)

Seres de todos os reinos, esta é a edição #45 do Coemergência, o podcast que tem como missão nutrir o mundo interno dos seus ouvintes. Neste episódio, o papo foi sobre algo essencial para nossa existência: a alimentação.

O que surge na sua mente quando você pensa em comida? Memórias afetivas da infância? Momentos de alegria com familiares e amigos? Prazer, conforto, acolhimento? Medo de engordar? Culpa e ansiedade? As inúmeras experiências com dietas restritivas? Comentários e julgamentos sobre seu corpo? Miséria, fome, sofrimento?

Só de imaginar essas respostas dá perceber a complexidade em torno do ato de comer.

A convidada que nos ajudou a contemplar essas questões foi a Mariana Baldani, nutricionista comportamental que desenvolve um trabalho nomeado como Nutrição Compassiva. Como Mariana irá explicar, a nutrição comportamental e a nutrição compassiva partem do princípio que, ao nos alimentarmos, estamos nos nutrindo de significados, experiências e cultura, além, claro, de nutrientes, e alimentando nosso corpo físico, mas também nossas mentes e nossas relações. Então, na medida que o ato de comer é permeado de experiências dolorosas, estamos perdendo experiências afetivas lindíssimas relacionadas ao cuidado de si e ao cuidado do outro.

Te convidamos a experimentar esse papo instigante que percorreu temas como contexto saudável de alimentação, transtornos alimentares, padrões de beleza, gordofobia, saúde, doença, pressão social, afeto e cuidado.

Aproveitamos para agradecer aos ouvintes que participaram enviando suas experiências e, em especial, a duas amigas que trouxeram seus relatos. Agradecemos também aos generosos seres humanos que seguem nos apoiando por meio da campanha de financiamento coletivo. Caso você sinta que o projeto merece sua contribuição e tenha o desejo de participar dessa corrente, está tudo explicado lá no apoia.se/coemergencia.

Junte-se à discussão