Para o episódio #79 do Coemergência, o querido Alex Terzi falou sobre como as práticas meditativas podem favorecer uma educação libertadora. Já desde o início pode ser útil demarcar no que isto não consiste: uma apologia neoliberal de docilização socioemocional entendida em termos individualistas; nem um conjunto de práticas místicas ou alheias à educação de algum forma. Há uma enorme importância de educarmos nossas crianças e adolescentes, bem como professores, na familiaridade com o que poderíamos chamar de seu mundo interno, e propiciarmos o cultivo do que o nosso convidado chama de estados mentais positivos. Talvez tanto quanto a higiene ou a alfabetização em outros momentos, algo que envolve uma dimensão fundamental de nossa existência talvez ainda aguarde para chegar a um número muito maior de pessoas como algo inteiramente natural e não polêmico ou místico.
O Alex Terzi (instagram: @alexterzi_) é professor do Instituto Federal de do Sudeste de Minas Gerais, instrutor de Mindfulness e de Kindfulness, e tem uma longa carreira de ensino e pesquisa na interface entre Linguística, Educação e práticas meditativas.
Na entrevista, falamos das potencialidades e dos desafios ligados à inserção da meditação no campo educacional, inclusive e até sobretudo para professores; a inovação com um potencial imenso proposta por pesquisadores como o Terzi em seus protocolos, de inserir neles o diálogo entre os participantes; sua visão de que as práticas meditativas podem contribuir para, e dialogar com, a proposta educativa de Paulo Freire; dentre muitas outras coisas.
Que esta conversa contribua muito para a sua reflexão e para sua ação!
Arte da foto: Raul Zito e coletivo Esperanzar
Alguns textos do Alex discutidos na entrevista:
Terzi, Alex Mourão; Matos, Diogo Pereira; Rodrigues, Martha Lages & Demarzo, Marcelo. Mindfulness na Educação e Paulo Freire: uma abordagem reflexiva. Interface (Botucatu), 2020, 24. Acesso gratuito neste link.
Terzi, A. M., Santos, L. M. M., Andrade, M. C. R., Santos, T. F. N., Monteiro, A. S., & Souza, J. M. (2022). Atenção plena e estados mentais positivos: o programa CULTIVA+. In B. I. de Freitas & A. H. Marin (Eds.). Aprendizagem Socioemocional e Atenção Plena no contexto escolar brasileiro. Editora Gênese, pp. 158-208. Disponível gratuitamente pra download.
Demarzo, M; Oliveira, D.R.; Terzi, A.M. & Campayo, J.G. Mindfulness para profissionais de educação. 1ª. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2020.
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS