Seres de todos os reinos,
Nós tivemos a honra de receber a Venerável Tenzin Namdro, do Centro Shiwa Lha, ligado à Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT), para fazer perguntas para ela sobre um par de temas que aparece nas exposições das etapas do caminho do budismo Mahayana: as vantagens do apreço e do cuidado pelos outros, bem como as desvantagens do egoísmo e do autocentramento.
Essa é uma conversa muito, muito rica, e que também esbarra em muitas diferenças culturais (e traduzir um pouco dessas diferenças foi uma das motivações para ouvirmos a monja). Por exemplo, o que chamamos de eu, de autocuidado, o quão amplos são nossa mente e nosso coração quando livres de obscurecimentos, tudo isso assume formas diferentes em diversos contextos. Talvez valha a pena investigar a hipótese de que somos muito mais amplos do que os estados contraídos em que vivemos usualmente.
Após ouvir a conversa, caso se interesse em aprofundar no que a Venerável Tenzin Namdro falou, é só procurar espaços como o Centro Shiwa Lha (https://www.shiwalha.org.br/), no Rio, e a FPMT (fpmt.org). O Centro Shiwa Lha fica na R. Ribeiro de Almeida, 23, no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, além de realizar diversas atividades sobre as quais você pode se informar no instagrm @centro_shiwa_lha_.
Um fim de semana com o coração muito aberto para todes!
Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS