Mudita #1 (com Denise Kato)

Denise Kato

Mudita, ou alegria empática, é uma das “quatro qualidades incomensuráveis” na tradição budista, junto com amor, compaixão e equanimidade. Ela é a expressão de nossa capacidade de nos alegrarmos com as alegrias dos outros – dos seres que pensamos ser “outros” – e, especialmente no budismo tibetano, a apreciação pelas virtudes que geram a felicidade e suas causas. O objetivo dessa coluna é falar sobre virtudes, ações no mundo e artefatos culturais que apreciamos.

Mudita não é apenas para budistas, pois é uma potencialidade da consciência de todos. Também não é frivolidade nem “positividade tóxica”: as quatro qualidades se combinam e se fortalecem mutuamente, evitando que as demais tomem uma direção errada. Assim, é importante falarmos do sofrimento e suas causas com o intuito de ultrapassá-los (isto é compaixão), mas nossa capacidade de agir no mundo de maneira compassiva, bem como amorosa e inclusiva, é ampliada pela nossa apreciação por tudo que é digno de apreciação. Basta investigar: quantos livros, movimentos sociais, teorias, filmes, exemplos positivos você não conheceu porque alguém falou apreciativamente a respeito? Quantas qualidades em nós mesmos não foram fortalecidas pela fala apreciativa de outra pessoa?

A primeira convidada dessa coluna é a querida Denise Kato. Denise é professora e praticante de meditação e mindfulness, inclusive na linhagem de Plum Village, a comunidade fundada por seu professor Thich Nhat Hanh. Ela nos trouxe lindas contemplações e exemplos de mudita com sua fala gentil e atenta. Alegria!

*

Se você aprecia nosso trabalho e deseja apoiá-lo, estamos em apoia.se/coemergencia.

Junte-se à discussão