#41 Renda Básica: a economia a favor da vida (com Tatiana Roque)

Seres de todos os reinos, seguimos tentando explorar as questões relevantes do nosso tempo à luz da relação entre consciência e o mundo social, aspectos que, como vocês talvez desconfiem, consideramos coemergentes. Uma questão particularmente relevante do nosso tempo é o crescimento inacreditável da desigualdade social nesta fase neoliberal do capitalismo, e o impacto dessa desigualdade sobre nossos corpos, nossas mentes, nossas relações.

A convidada desse programa tem não apenas refletido sobre como o capitalismo incide sobre a nossa subjetividade, mas tem também se engajado na defesa de uma proposta capaz de transformar alguns dos problemas causados por ele, que é a proposta da renda básica. Estamos falando de Tatiana Roque, matemática, filósofa, professora da UFRJ, vice-presidente da Rede Brasileira de Renda Básica.

A Tatiana falou com a gente não só sobre os aspectos práticos da proposta, mas também da visão subjacente, e de como ela ajudaria a resolver um problema, que é: hoje ainda pensamos todo tipo de proteção social atrelando-as ao emprego, sobretudo o formal, mas vivemos em um mundo em que a quantidade e a qualidade dos empregos está em declínio.

Mais importante do que apoiar este medida em específico ou de se ver como alguém de esquerda, que é de onde a Tatiana fala, você certamente há de concordar que não adianta falarmos de coisas como a dignidade básica de todos os seres e não pensar nas condições materiais necessárias para que todos vivam dignamente, tenham elas ou não um emprego. Além disso, é uma visão muito estreita do potencial uns dos outros acharmos que só por meio de um emprego as pessoas se moveriam para desenvolver suas potencialidades e oferecê-las ao mundo – a gente tem bons motivos para crer que, da maneira como vivemos, as potencialidades e o movimento compassivo são muito mais bloqueados do que estimulados. Como a Tatiana diz no programa, é necessário fazer política, mesmo, em um sentido amplo do termo.

Você gostaria de apoiar nosso trabalho? Estamos no Apoia.se. Faz a maior diferença pra gente! 😉

Links mais ou menos relacionados

Artigo

Tatiana Roque, Subjetividades no ponto cego da esquerda: crise do trabalho e do bem-estar. Revista Fevereiro, v. 5, n. 1, 2018.

Site

Rede Brasileira de Renda Básica

Canais no youtube

Tatiana Roque

Monica de Bolle

Podcast

Entretanto, com Laura Carvalho e Renan Quinalha

Junte-se à discussão