Interser #2 | Populismo digital e pós-verdade (com Letícia Cesarino)

A convidada do segundo episódio do Interser é a antropóloga Letícia Cesarino, professora do Departamento de Antropologia e na Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. Ela possui graduação em Ciências Sociais pela UFMG, mestrado em Antropologia pela UnB, e doutorado em Antropologia pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Durante e após as eleições de 2018, baseada em pesquisa realizada em grupos de whatsapp bolsonaristas e em diálogo com a literatura clássica sobre populismo, cibernética e mais outros temas ou abordagens, ela estudou isto que ela caracterizou como “populismo digital” e refletiu sobre os temas da pós-verdade e de sua relação com as políticas neoliberais. Ela publicou três artigos recentes sobre isto, que você pode conferir nas referências abaixo. Observando a dinâmica dos grupos de whatsapp citados, ela percebeu alguns padrões no discurso deles. Ele não apenas é um discurso “populista”, que conecta uma figura do “povo” à de um líder, produz uma divisão entre amigos e inimigos, etc., mas ele também assumiu contornos próprios ligados à mediação típica do whatsapp. Ela explica melhor estes contornos e suas implicações na entrevista.

Apesar de ter sido gravado antes da pandemia, em janeiro de 2020, o programa não perdeu nada do frescor. Os padrões discursivos analisados pela Letícia elucidam um bocado o discurso bolsonarista e o fenômeno da pós-verdade – que, infelizmente, ainda seguem em voga. O mesmo vale para a urgência em reconhecermos a complexidade dos seres: como ela disse na conversa, não apenas o discurso do “populismo digital” – e em particular do bolsonarismo – produz uma “redução de complexidade” em relação às circunstâncias e àqueles que ele constrói como seus rivais (“comunistas”, “esquerdistas” etc.), mas nós mesmos podemos olhar para os diferentes grupos que aderiram ou aderem a eles de maneira igualmente simplificadora. Entendimento, porém, não é justificativa ou “passada de pano”: é necessário para identificar as reais causas dos problemas e para modificá-las.

Artigos da Letícia Cesarino discutidos no episódio
Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, v. 1, n. 1., 2020.
Identidade e Representação no Bolsonarismo. Revista de Antropologia, v. 62, n. 3, dez. 2019, pp. 530-557.
Pós-verdade: uma explicação cibernética. Ilha – Revista de Antropologia. No prelo. Este e demais artigos da autora estão disponíveis em https://ufsc.academia.edu/LeticiaCesarino
No mínimo, vale a pena seguir o twitter dela! 😉

Errata: na introdução, eu (Marcus) falo que o programa foi gravado em janeiro de 2019. A gravação, na verdade, foi em janeiro de 2020.

…….

Quer apoiar o Coemergência? Estamos no Apoia.se 😉

Junte-se à discussão